Sobre a Editora

Portal SAL

A Scientifica Academica Libri - SAL é uma plataforma prestadora e depositária exclusiva da produção didática, científica e intelectual de docentes, pesquisadores, funcionários e discentes de instituições de ensino superior, não tendo fins lucrativos, adotando em sua concepção, a filosofia do acesso aberto.

O Portal adota a plataforma OMP – Open Monograph Press, desenvolvido pela PKP – Public Knowledge Project, criado para abrigar publicações eletrônicas, como e-books, para apoiar a atividade de editoração de livros, sejam eletrônicos ou impressos, preferencialmente de acesso aberto, com foco em casas editoriais universitárias.

O OMP é uma plataforma de software de código aberto para a gestão e publicação de livros acadêmicos. Ela pode ser usada para gerenciar o fluxo de trabalho editorial de monografias, volumes editados e, edições acadêmicas através de revisão interna e externa, edição, catalogação e publicação. O OMP pode operar, também, como um site com capacidades para catálogo de e-books e divulgação da produção.

Inclusão de livros no Portal SAL

A inclusão de livros publicados no portal ocorre exclusivamente a partir da submissão de uma proposta de publicação.

1 Obras

O Portal SAL não é responsável pelo conteúdo de livros, mas sim pela reunião da produção editoria de cunho acadêmico e científico e sua ampla disseminação por meio da Internet.

2 Declaração de privacidade

Os nomes e endereços de e-mail informados serão utilizados exclusivamente para os propósitos do Portal SAL e não serão divulgados ou oferecidos para nenhum outro propósito ou a terceiros.

3 Acesso aberto

Todos os livros depositados no Portal SAL estarão acessíveis integralmente conforme preceitos do acesso aberto.

4 Direitos autorais e licenças de uso

O Portal SAL  adota as Licenças Creative Commons.

5 Formatos e metadados

O Portal SAL armazenará, obrigatoriamente, arquivos em formato PDF e, opcionalmente, arquivos em formato ePUB. É obrigatório que seja encaminhado o resumo em línguas portuguesa e inglesa.

6 Identificadores

Livros armazenados no portal serão acompanhados dos seguintes identificadores:

ISBN:  registrado na Agência Brasileira do ISBN.

ORCID: deve ser fornecido pelos/as autores/as. Caso os/as autores/as não tenham, a SAL pode orientá-los como gerá-lo;

DOI: a SAL atribuirá conforme disponibilidade.

Para que um livro seja elegível para a submissão no Portal SAL, é necessário que os seguintes critérios sejam atendidos, os quais estão relacionados à publicação das obras, às regras de envio e às licenças de direitos autorais.

Coleções:

E-books: ensaios, entrevistas e inéditos (em formatos PDF para impressão, PDF para visualização em tela e livro digital-EPUB e em Kindle-Mobi (se possível), apresentados com breves resenhas no site.

Mídia: vídeos e áudios de palestras, falas e debates, com breves resenhas do site e vinculados aos canais originais que o divulgaram.

Outros documentos: entrevistas, artigos e matérias em jornais e revistas, resenhas e documentos históricos (em formatos PDF)

Além da pesquisa por categorias e subcoleções, você pode realizar no site a busca aberta por palavras, cuja pesquisa será remetidas aos metadados de cada e-book ou documento (título, resumo e palavras-chave).

Todos os livros da coleção possuem um ISBN digital e um Digital Object Identifier-DOI, além de nova ficha catalográfica, padronizando e facilitando sua indexação por qualquer biblioteca que tenha interesse em incluir os e-books em seu acervo, desde que mantido seu acesso público e gratuito.

Em cada e-book são indicados local e data da publicação original ou quando material inédito. Por escolha dos autores, os livros digitais podem apresentar os ensaios em novos arranjos ou separadamente, preservado seu conteúdo original e atualizado para o novo acordo ortográfico. A maioria dos e-books contará com uma breve introdução de contextualização da obra pelos autores ou convidados. A coleção também apresentará material inédito.